Que tipo de longevidade seu negócio está construindo?
- Act!on Executivos
- 29 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Você já se sentiu engolido pelo excesso de iniciativas sem sucesso, pela falta de recursos para colocar seus planos em prática ou pela rápida inovação do mercado? Imaginamos que sim. Por isso, a Act!on participou do evento “Dia da Família Empresária” na AmCham Campinas no dia 25 de Setembro.
Convidados pela Família S.A. e com a participação do mais novo sócio Nuno Simões, head de soluções tecnológicas, fomos ao evento para passar um pouco da nossa experiência sobre Planejamento Estratégico para mais 50 pessoas ligadas a empresas familiares na região.
Quando falamos de Planejamento Estratégico com os principais gestores de empresas familiares ao longo de nossa vida profissional, ouvimos alguns questionamentos como: “Para quê?”, “Não tenho tempo para isso”, “Isso vai ser caro”. E muitas vezes esses gestores têm razão: não é fácil e os resultados não são automáticos nem acontecem rapidamente, o que pode desestimular as empresas a investirem seu precioso tempo nessa atividade.
Entretanto, não existe saída. Mais cedo ou mais tarde, o seu negócio vai suplicar por um direcionamento estratégico. Você vai sentir dificuldade de sustentar um bom nível de crescimento do negócio: perda de lucratividade, dificuldade em reter pessoas, excesso de iniciativas e poucos resultados. Se você já sentiu isso, é um bom momento para refletir sobre a necessidade de planejar a estratégia do seu negócio.
Ao fazer um bom direcionamento estratégico, sua empresa estará focada para alcançar suas metas, alocará capital de forma mais eficiente e alinhará os seus colaboradores sobre o futuro da organização. O direcionamento estratégico é o ponto de partida para uma boa gestão. Isso não substitui a intuição, o empreendedorismo e o relacionamento que os fundadores trouxeram para o negócio, mas sim ajuda a empresa a combinar a emoção e a razão.
Então, quando começar a fazer um planejamento estratégico? Agora mesmo. O tempo todo. Discutimos muito no evento que o planejamento estratégico, como entendido antigamente, está cada vez mais dando lugar a um olhar estratégico contínuo, incorporado na gestão do dia a dia do negócio. Ter uma visão para onde o mercado se movimenta, escolher uma direção e procurar testar e aprender como se mover na direção escolhida tem que fazer parte consciente da longevidade do negócio que está sendo construída.
Comments